Humildade,Simplicidade e Compaixão- Dr. Edward Bach********** Humildade, Simplicidade e Compaixão- Dr. Edward Bach********** Humildade, Simplicidade e Compaixão- Dr. Edward Bach********** Humildade, Simplicidade e Compaixão- Dr. Edward Bach

sexta-feira, 25 de março de 2016

Projeto Terapia Floral Reflorescendo Mariana



 Projeto Terapia Floral Reflorescendo Mariana
 Fevereiro e Março de 2016

Retornamos à Mariana em 25 de Fevereiro. Nosso maior desejo, neste momento, era firmar um trabalho com as vitimas de Bento Rodrigues, Paracatu de Baixo e Barreto, distritos e povoados que foram praticamente extintos pela lama, com a queda da Barragem do Fundão. Conhecemos voluntários, no Centro de Convenções de Mariana, que estão atuando junto ao grupo das vítimas, e estes nos ajudaram com novos contatos.  Assim, chegamos à Previne, Unidade de prevenção de saúde da secretária de saúde de Mariana, onde está funcionando um núcleo de atendimento às vítimas das regiões atingidas. Em resumo, conseguimos conversar com a coordenadora geral de lá que logo aceitou nossa contribuição e imediatamente reuniu a equipe formada por médica, psicóloga, nutricionista e assistência social que ali atuam, para nos incluir no projeto com a Terapia Floral. Uma informação bastante relevante que nos foi passada por ela, é que já está comprovado o aumento no índice de alcoolismo e de alteração emocional em crianças das regiões afetadas. O trabalho com a Terapia Floral em Mariana também visa à contenção do crescimento destes índices. Saímos de lá felizes com uma sala reservada para os atendimentos mensais, a partir de Março.


Núcleo da Previne – Equipe de atendimento aos desabrigados.
No dia seguinte, Ana e eu fomos recebidas pela psicóloga Luiza Laura e o psiquiatra Leonardo, do Posto de Saúde de Barra longa, responsáveis pelo núcleo de saúde mental. Apresentamos nossa proposta que foi muito bem recebida e também fixamos o início dos atendimentos no município.  Nesta região, a procura por terapia é bem maior e a estrutura montada de saúde mental não está dando conta da demanda, que já aumentou consideravelmente após o desastre. Outra constatação bem triste é o aumento de medicações em adultos para conter as emoções e a utilização de psicotrópicos em crianças, por já estarem apresentando comportamento de pânico e depressão. Sem dúvida alguma, nossos corações balançaram muito com esta informação dada pelo psiquiatra responsável do posto, pois sabemos o quanto os florais podem ajudar neste setor. O próprio médico se manifestou interessado em 
experimentar o trabalho em conjunto com as essências. Nossa intenção agora é iniciar os atendimentos individuais e continuar desenvolvendo o grupo terapêutico iniciado em Barra longa, desde dezembro de 2015. Recolhemos informações bastante positivas de cada um e já estamos elaborando os relatórios.




Reunião em grupo com algumas vítimas do município de Barra Longa. Utilização dos florais desde Dezembro. “Tenho dormido muito melhor.”, “Não estou sentindo mais uma tremedeira que me dava.”
Ainda no mês de Fevereiro, conseguimos jogar a fórmula na terra e no Rio Carmo  que desemboca no Rio Doce , pela região de barra longa , com intenção de colaborar no revitalização de todo o meio-ambiente. Firmamos a parceria com Ana Liz, veterinária responsável pelos animas que ainda estão no galpão de Mariana e com a qual conseguimos o contato de uma médica homeopata paulista, que também vem nutrindo a terra e o rio com remédios homeopáticos, a serviço do mesmo propósito. Incrível e maravilhosa coincidência. Florais e Homeopatia unidos na reconstrução ambiental de nosso país! Parceria Perfeita!

 Alguns animais do abrigo, ainda sem donos.




  Acima Ana Lucia e Ana Liz (segurando a fórmula), médica veterinária responsável pelo abrigo dos animais retirados das regiões atingidas. 


 Neste mês de março, durante o atendimento na Previne pudemos constatar que melhor do que esperarmos pela procura da Terapia Floral, pouquíssimo conhecida e divulgada na região, será desenvolver o trabalho de visitação domiciliar. Tentaremos participar das visitas às residências, junto à equipe de saúde mental de Barra Longa e Mariana, para alcançar pessoas que moram em povoados mais afastados e onde o estresse pós-traumático parece já estar se manifestando, assim como o pânico e a depressão. A mais atual informação já inclui seis tentativas de suicídio. Um índice altíssimo para um povoado. Nossa meta é levar a essas pessoas tão fragilizadas o apoio necessário através da fórmula floral de Sandra Epstein, especialmente elaborada para esta tragédia ambiental e social, e tão gentilmente doada ao projeto.                         Principal parceria, maravilhosa e abençoada!
Já há algum tempo, estamos buscando uma parceria de trabalho com as escolas que agregaram as crianças das comunidades atingidas. Há relatos, de fontes seguras, que muitas delas já estão apresentando quadros de tristeza, desmotivação e ansiedade. Este mês conseguimos chegar à secretária de educação que abraçou nosso projeto com alegria. Este é um trabalho que particularmente minha alma ficará imensamente feliz em realizar! Estamos em fase de elaboração do plano de atuação. Desta maneira, certamente atingiremos todo o contexto familiar. Capacitar voluntários e tentar criar um movimento para o despertar do interesse na terapia floral em Mariana faz parte de nosso plano de metas. As escolas podem ser a porta para a manifestação do sonho de ampliar os horizontes da Terapia Floral no estado de Minas Gerais.
Hoje, menos ansiosas e mais confiantes no caminho construído através das flores,  cada vez mais percebemos que este trabalho de formiguinha, um a um, é o mais indicado para a Terapia Floral e, certamente, é um trabalho que reporta à sua essência. Para a nossa alegria e surpresa, nos têm chegado pessoas do grupo de atingidos por várias vias e, assim, o trabalho com os florais está se expandindo.      Como o tempo lá é curto, os encontros acontecem gradativamente e deste modo o projeto vai se estabelecendo, realizando seu grande propósito de minimizar a dor e o sofrimento dessas pessoas tão gravemente atingidas em seus direitos básicos, possibilitando às mesmas o apoio e a orientação necessárias para se reestruturarem e seguirem caminhando por estradas mais floridas, mais conscientes de si mesmas! Daniella Oliveira- Comissão de Trabalhos Sociais RioFlor
Aproveitamos para lembrar que nossa campanha foi lançada para que os trabalhos com a Terapia Floral em Mariana possam ter continuidade! Contamos com sua participação!
Projeto Terapia Floral Reflorescendo Mariana
Participe colaborando com apenas R$10,00 mensais
Mais informações sobre o projeto acesse: Newsletter Araretama: http://araretama.com.br/?p=4401gue ou  emails: do.tnh@hotmail.com  / alpedrozo @uol.com.br





Nenhum comentário:

Postar um comentário